A diferença entre apenas investir e ter investimentos planejados

Tempo de leitura: 3,5 minutos

Uma das principais partes do planejamento financeiro é a da distribuição dos investimentos, quando se define onde devemos investir para alcançar nossos objetivos. De forma geral, o comportamento das pessoas que investem regularmente não é acompanhado do direcionamento que deve existir para os objetivos que ensejam essa pessoa a querer investir. Essa distribuição dos investimentos é a estratégia de alocação dos investimentos que precisa ser alinhada principalmente com o tempo necessário e definido no planejamento para a realização de um determinado objetivo. 

Quando uma pessoa não tem definido seus objetivos de vida, não raro acaba investindo por investir, sem um propósito além de “garantir um bom retorno” do dinheiro. Eu já fui assim e creio que quase todo investidor iniciante faz assim. Investir por investir, que fique claro, é obviamente melhor que não investir. Porém, quando investimos sem uma direção clara acabamos por ficar reféns de estarmos sempre preocupados com o desempenho de uma aplicação específica ou do comportamento do mercado financeiro, o que nos tira tempo, atenção e foco das coisas e pessoas que queremos e devemos nos preocupar mais e melhor.

Investimentos Planejados

Ter investimentos planejados resolve essa preocupação com os rendimentos de suas aplicações financeiras. Evita ter que estar pendente se o mercado vai bem ou não, se determinado ativo, fundo ou título continua na direção correta, sem contar com as decisões que precisarão ser tomadas quando ocorrerem mudanças bruscas na economia. Uma boa maneira de se visualizar essa estratégia de investimentos é ter a definição dos objetivos separados por curto, médio e longo prazos (como na figura abaixo). Curto prazo em até dois anos, médio prazo de 2 a 5-6 anos e longo prazo a partir de 6 anos. Se os investimentos estiverem distribuídos conforme sua estratégia de alocação não há porque se preocupar, pois a estratégia em si vai direcionar a alocação dos diferentes investimentos de acordo com o prazo definido para cada objetivo.

Dessa forma, se de curto prazo, os investimentos não devem estar alocados em produtos que possuem alta volatilidade, uma vez que você precisará do dinheiro se não imediatamente, no caso de uma reserva de emergência, em até 2 anos. Se de médio prazo, há que se fazer uma diversificação entre produtos um pouco mais voláteis combinados com produtos de renda fixa também, embora em menor proporção do que estes últimos. Já para os de longo prazo, a combinação é inversa, proporção igual ou maior em produtos mais voláteis e menor em menos voláteis (renda fixa), a depender também do perfil de risco do cliente e do fato de que haverá mais tempo para recuperação dos ativos quando ocorrerem quedas nos mercados. 

Essas combinações potencializam as probabilidade de maior retorno conforme o prazo definido, diversificam seu portfólio de investimentos e, mais importante, deveriam te deixar mais tranquilo e menos preocupado com os altos e baixos do mercado financeiro, afinal de contas, essa é uma atividade que deve ser conduzida por quem tem conhecimento e experiência para tal.

O planejador financeiro auxilia a preencher as caixas dos investimentos de curto, médio e longo prazos definindo em conjunto quais são as prioridades da pessoa/família, as alocações às classes de ativos necessários e os valores mensais a cada caixa para o alcance dos objetivos. Consegue visualizar o benefício e a tranquilidade que isso pode trazer à sua vida?

Uma das poucas certezas que temos na economia é que é feita de ciclos de altas e baixas e o nosso papel como planejadores financeiros será o de trazer maior previsibilidade para suas finanças, te ajudar a que você tenha confiança nas decisões que estão sendo tomadas, acompanhar o desempenho junto com você e sua família, te deixar menos preocupado e, mais importante, livrar tempo na sua agenda para o que mais te interessa! 

Então, bora planejar? Marque um bate-papo inicial gratuito aqui.

Dúvidas ou sugestões? Gostaria de sugerir um assunto? Por favor, escreva para contato@euqueroprosperar.com.br

Abraço!

Henrique Cintra Ribeiro, CFP® 

Ultimas postagens

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem-vindo! Em que podemos ajudar?